Novo Sistema Trappist-1

Novo Sistema Trappist-1
+ 7 Planetas

quarta-feira, 9 de março de 2011

Francis Bacon Conhecimento é poder

Filósofo e cientista britânico, Francis Bacon,também teve uma intervenção importante na instituição do método científico, que pode ser representado pela sequência: Hipótese --- pesquisa e experimentação --- elaboração de conclusões gerais --- teste das conclusões por meio de pesquisa adicional --- Teorias e Leis.
É claro que este método trouxe diversos avanços para a humanidade, desde a pura alegria de compreender melhor a natureza até as melhorias na saúde ,na engenharia, etc,  chegando até os primeiros passos da era espacial. Mas isso é apenas a metade da história.
Como assinalou Fritjoff Capra, Bacon via a aventura científica de uma forma, " em geral francamente perversa". A natureza precisava ser " acossada em sua perambulações" " obrigada a servir" " escravizada". O papel do cientista era " torturar a natureza até lhe extrair seus segredos". Essa atitude que pretendia extrair conhecimentos para controlar e dominar a natureza tornou-se o princípio ideológico norteador da ciência ocidental. Bacon resumia a ideia com uma frase que quase todos aprendemos na escola: "Conhecimento é poder".

Nenhum comentário:

Postar um comentário

A que vos fala...

A que vos fala...
Sou uma mensageira do meu tempo, estudei música teatro medicina jornalismo e história; conheci o mestre Juan -em Teatro Buenos Aires- aprendi a desaprender tudo isso e a me reconectar com a fonte; com a #linguagemdascores, a lógica do Cosmos e a Cosmologia xamánica, vem para condensar toda essa experiencia; hoje calculo mapas cosmológicos, guio reprogramações e analiso jogos de pedras como terapia. Aplico todos estes conhecimentos no Planetas Studio, virtual e presencialmente; vivencio a transformação!

Postagens populares

Planeta Homem

Planeta Homem

Translate