terça-feira, 19 de abril de 2011

A evolução da Física. O enigma da cor.

Foi novamente o gênio de Newton que explicou pela primeira vez a riqueza das cores do mundo. A luz do Sol é branca, após atravessar um prisma ela mostra todas as cores que existem no mundo visível. A própria natureza produz o resultado na bonita gama de cores do arco íris. Uma das bordas sempre é vermelha e a outra violeta, entre elas estão arranjadas todas as outras cores. Eis a explicação de Newton: Toda cor já está presente na luz branca. Elas todas atravessam o espaço interplanetário em uníssono e dão o efeito de luz branca. A luz branca é uma mistura de corpúsculos de tipos diferentes pertencentes às diferentes cores. Na experiência de Newton o prisma as separa no espaço. De acordo com a teoria mecânica,  a refração resulta de forças agindo sobre as partículas de luz e originadas pelas partículas de vidro. Essas forças são diferentes para corpúsculos pertencentes a cores diferentes, sendo as mais fortes as do violeta e as mais fracas as do vermelho. Cada uma das cores será portanto refratada ao longo de uma trajetória diferente, sendo separadas umas das outras quando a luz deixa o prisma. No caso de um arco íris as gotículas de água representam o papel do prisma.
Nas palavras de Newton: " ... cores essas que não são geradas, mas apenas tornadas aparentes ao serem separadas;pois se forem  de novo misturadas e combinadas, comporão novamente aquela cor, como faziam antes das separação.. A riqueza de  cores do mundo, reflete a variedade de cores de que é composta a luz branca".

A que vos fala...

A que vos fala...
Sou uma mensageira do meu tempo, estudei música teatro medicina jornalismo e história; conheci o mestre Juan -em Teatro Buenos Aires- aprendi a desaprender tudo isso e a me reconectar com a fonte; com a #linguagemdascores, a lógica do Cosmos e a Cosmologia xamánica, vem para condensar toda essa experiencia; hoje calculo mapas cosmológicos, guio reprogramações e analiso jogos de pedras como terapia. Aplico todos estes conhecimentos no Planetas Studio, virtual e presencialmente; vivencio a transformação!

Postagens populares

Planeta Homem

Planeta Homem

Translate

Google+ Followers